Meia promissor deixou o Vasco para jogar no Chelsea e agora vive fase artilheira
Cria das categorias de base do Vasco da Gama, Andrey Santos vive uma de suas melhores fases na carreira. Embora tenha sido negociado com o Chelsea, da Inglaterra, em janeiro de 2023, o brasileiro está emprestado ao Strasbourg, da França. Aos 20 anos, o meia se tornou uma das principais atrações do Campeonato Francês.
Em apenas quatro partidas disputadas na temporada 2024/25, o cria do Vasco colocou vários jogadores experientes da League 1 no bolso. Com três gols marcados, o craque leva cerca de 114 minutos para poder estufar as redes adversárias. Em coletiva de imprensa, após garantir o empate contra o Lille, Andrey não escondeu a euforia de estar deslanchando em campo.
“É meu melhor início de temporada desde que cheguei na Europa e isso tem refletido nos números. São três gols em quatro jogos e uma busca diária para aperfeiçoar minhas virtudes. São pequenos detalhes que no dia a dia a gente vai corrigindo, ajustando e evoluindo. A sequência jogando, com mais minutos, com a confiança do treinador e equipe, me ajudam e fazem com que consiga mostrar o meu melhor futebol”, disparou o garoto.
Contrariando a opinião de muitos, o meio-campista enxerga o Campeonato Francês com alto nível de dificuldade. Embora tenha atuado com as vestes do Chelsea, na Premier League, a prata do Vasco revelou ter enfrentado dificuldades em seu mais novo clube, mas com o auxílio de seus companheiros de equipe, conseguiu se encontrar.
“Mesmo tendo tarefas defensivas, tenho liberdade para chegar ao ataque. A Liga Francesa não é fácil. Marcação muito pesada e jogo muito físico. Na minha segunda temporada aqui, posso dizer que me sinto adaptado. Estamos próximos da zona de classificação para as competições europeias. É ir passo a passo e continuar trabalhando com dedicação”, finalizou o brasileiro.
Vasco e as altas cifras recebidas
Apesar de alguns torcedores terem questionado a venda do garoto de forma precoce, o Vasco da Gama optou por não desperdiçar a chance de faturar uma balada. No início de 2023, o Gigante da Colina sacramentou a transferência definitiva de Andrey por 12,5 milhões de euros, cerca de R$ 68,4 milhões na cotação da época.
Apesar de possuir um futebol refinado, o meia não conseguiu se firmar no Chelsea devido ao número extenso de craques. Dessa forma, o jogador acumula empréstimos junto ao Nottingham Forest, da Inglaterra, e Strasbourg.