Justiça aceita pedido e Daniel Alves está solto! Entenda
O ex-jogador de futebol Daniel Alves estava preso de forma preventiva depois de ter sido condenado a quatro anos e meio de prisão pelo crime de agressão sexual. No entanto, a justiça espanhola resolveu aceitar um pedido feito pela defesa do jogador para que ele possa ficar em liberdade provisória. Tal decisão foi tomada pela 21ª Seção do Tribunal de Justiça de Barcelona nesta quarta-feira, 20.
Condenado, o ex-jogador recorreu da decisão judicial e a Corte espanhola, por maioria de votos, resolveu conceder liberdade a Daniel Alves enquanto os recursos são julgados. Ele precisará cumprir uma série de regras impostas pela justiça. O ex-lateral vai ter que pagar uma fiança avaliada em 1 milhão de euros e entrega dos passaportes. Além disso, Daniel não pode deixar a Espanha e deve comparecer ao tribunal toda semana.
O tribunal justificou a decisão alegando uma série de fatores. Para eles, uma prisão preventiva deve ser “objetivamente necessária” e aplicada apenas “quando não existam outras medidas menos onerosas”. Ainda sobre uma possível fuga, o tribunal afirmou que “leva em conta as circunstâncias pessoais do réu para avaliar a necessidade de manutenção” da prisão preventiva.
Para ter pedido aceito, Daniel Alves garantiu que não vai fugir
Daniel Alves afirmou que ficará na Espanha até o final do processo e que não pretende fugir. Afinal, o jogador mora em Barcelona e, de acordo com a imprensa local, o jogador disse que confia na justiça. Além disso, afirmou que está a disposição e que deseja contribuir para a resolução do caso.
O ex-lateral tem 43 títulos na carreira e jogou no São Paulo entre 2019 e 2021. No final de 2022, ele foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão pelo estupro de uma mulher. No entanto, as duas partes do processo estão recorrendo da sentença. Enquanto os advogados da vítima querem a aplicação da pena máxima (12 anos), a defesa quer a absolvição do atleta.