Iniesta não esperou muito tempo aposentado e voltou a se apresentar no Barcelona
Depois de construir uma carreira irretocável por 22 anos no mundo do futebol, Andrés Iniesta decidiu aposentar suas chuteiras na última terça-feira (08). Embora tenha desistido de atuar dentro das quatro linhas, o ídolo do Barcelona retornou ao clube para acompanhar de perto o treino do elenco orquestrado por Hansi Flick.
Com um futuro incerto ao longo dos próximos anos, Iniesta não escondeu seu desejo de ingressar em cursos da Fifa para conseguir autorização visando assumir clubes como treinador. Em breve passagem pelo treino do Barcelona, Andrés pôde conversar com alguns jogadores disponíveis no Blaugrana após a convocação para as Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Por ser considerado ídolo do Barcelona, tudo leva a crer que Iniesta pode herdar um cargo de dirigente do clube no futuro. Revelado com as vestes da equipe catalã, o espanhol disputou 674 partidas, marcou 57 gols e assinou 135 assistências. Nesse ínterim, ergueu quatro Liga dos Campeões, três Mundiais de Clubes, nove Campeonatos Espanhóis, seis Copas do Rei, três Supercopas da Uefa e sete Supercopas da Espanha.
Homenagens a Andrés Iniesta
Ao longo das últimas horas, clubes e jogadores aproveitaram a oportunidade para externarem agradecimentos ao ex-jogador de 40 anos. Acumulando façanhas por Barcelona, Seleção Espanhola, Vissel Kobe (Japão) e Emirates (Emirados Árabes), o craque recebeu uma declaração emocionante de Lionel Messi, jogador com quem dividiu os gramados por 14 anos.
“Um dos companheiros com mais magia e com quem mais gostei de jogar. Andrés Iniesta, a bola vai sentir sua falta e nós também! Te desejo o melhor sempre, você é um fenômeno”, escreveu o argentino que atualmente defende o Inter Miami, dos Estados Unidos.
Sobretudo, Andrés Iniesta aposentou suas chuteiras com 1.016 partidas oficiais disputadas, por onde conseguiu estufar as redes adversárias 107 vezes. No mais, contabilizou em sua preterira de taças 13 títulos internacionais, 25 nacionais e dois internacionais nas categorias de base.