Nesta terça-feira, o São Paulo perdeu um dos grandes ídolos de sua história. Tertuliano Severiano dos Santos, conhecido como Terto, morreu aos 77 anos. As causas da morte ainda não foram reveladas. O São Paulo decretou luto oficial, além de ter colocado a sua bandeira a meio mastro.
Terto se consagrou na história do Soberano. Ele ficou conhecido por ter marcado o primeiro gol da história do São Paulo em Campeonatos Brasileiros. O tento foi anotado em 14 de agosto de 1971, quando o São Paulo enfrentou o Santos no Brasileirão daquele ano.
Pernambucano, o ex-atleta desembarcou no São Paulo em 1968 depois de uma passagem de destaque pelo Santa Cruz, e conquistou três títulos paulistas com a camisa do Tricolor Paulista, nos anos de 1970, 1971 e 1975. Ao todo, Terto disputou 498 partidas pelo São Paulo e anotou 86 gols. Após sair do São Paulo, defendeu ainda as equipes do Botafogo (SP), Ferroviário (CE), Fortaleza e Grêmio (SP), onde se aposentou.
Terto foi um dos artilheiros do São Paulo na Libertadores
O atacante foi um dos artilheiros do São Paulo na Copa Libertadores de 1974. Na ocasião, ele anotou sete gols e foi um dos destaques do Tricolor na competição ao lado do uruguaio Pedro Rocha, que também marcou sete. Entretanto, eles não conseguiram conquistar o título da competição continental com a equipe naquele ano. O São Paulo acabou perdendo a final para o Independiente, da Argentina.
Assim que se aposentou, Terto voltou para o São Paulo onde deu aulas de futebol para membros associados do clube. O Tricolor lançou uma nota lamentando o falecimento do ex-atacante. A equipe “se solidariza com família, amigos e fãs do ídolo são-paulino neste momento de profunda dor”, segundo nota lançada pela equipe paulista. Além disso, a página do ‘X’ do São Paulo também prestou homenagens a Terto.