Governo Federal lançou homenagem ao Mundial de 1951 do Palmeiras
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou em 2021 medalhas comemorativas em ouro, prata, bronze e cuproníquel em homenagem aos 70 anos da conquista do Mundial de 1951 pelo Palmeiras. Os valores variavam de R$ 60 a R$ 12.900, proporcionando uma oportunidade para colecionadores, principalmente os de ouro, com uma tiragem limitada a 70 exemplares.
“A descaracterização das matrizes das medalhas é um evento de suma importância, pois garantimos a originalidade e o limite de produção. Oficialmente, todas as medalhas fazem parte, a partir deste momento, do acervo do Palmeiras, eternizando o marco histórico dos 70 anos do título.”, disse o presidente da CMB.
“É uma homenagem ao maior título da história do Palmeiras, que é o título do Mundial de 51. É um produto que nos deixa muito orgulhosos. Uma lembrança que as pessoas vão poder guardar para sempre e que o valor sentimental é imensurável.”, disse Mauricio Galiotte na época.
As medalhas de cuproníquel, mais acessíveis, eram acompanhadas por um cartão exclusivo. Em 2014, durante o centenário do clube, a CMB também produziu medalhas em homenagem ao Palmeiras.
O Palmeiras marcou sua história ao vencer a Copa Rio de 1951, o primeiro campeonato intercontinental entre clubes do mundo. Criado um ano após a Copa do Mundo realizada no Brasil, o torneio tinha como objetivo reproduzir a dinâmica das disputas entre seleções, mas agora envolvendo clubes.
Palmeiras venceu a Juventus no Maraca
Na final, o Palestra derrotou a Juventus por 1 a 0, diante de mais de 100 mil espectadores no Maracanã. O título foi motivo de celebração não apenas para os palmeirenses, mas também para torcedores de todo o país, uma vez que restabeleceu a alegria dos brasileiros que haviam enfrentado a desilusão do Maracanazo no ano anterior.