Gesto obsceno não passa batido e Abel Ferreira é punido outra vez
Nesta quinta-feira (26), a 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) jugou Abel Ferreira após fazer gesto obsceno em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo. Como medida corretiva, a entidade puniu o técnico português com dois jogos de suspensão a serem cumpridos no Campeonato Brasileiro.
No dia 7 de agosto, no jogo da ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras recebeu o Flamengo no Allianz Parque. Apesar de ter vencido por 1 a 0, Abel Ferreira foi expulso do confronto após gesto obsceno em direção à arbitragem composta pelo árbitro Anderson Daronco.
Com a análise das provas, o treinador foi enquadrado por infringir o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz: “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética esportiva, como desrespeitar os membros de arbitragem”. O gancho poderia chegar a seis jogos, mas o Palmeiras pretende recorrer por não aceitar o afastamento do treinador no Brasileirão.
O clube alviverde alega que a situação embaraçosa ocorreu na Copa do Brasil, devendo ser cumprida também na competição, ou seja, na temporada 2025. No entanto, a Procuradoria entrou com recurso e se apossou de uma brecha no artigo 171 do CBJD, que se baseia em:
“Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade”.
Abel Ferreira no fim da linha?
Enquanto os advogados do Palmeiras tentam solucionar o problema do treinador nos tribunais, Abel Ferreira segue tentando organizar o clube. Eliminado da Copa do Brasil e Libertadores da América, sobrou ao Palmeiras apenas lutar pelo título da Série A. Insatisfeito com as críticas recebidas de torcedores, o comandante chegou a colocar um ponto final em sua estadia no Verdão.
“Se Deus quiser, e se tudo correr normalmente, vai encerrar (estadia no Palmeiras) em dezembro de 2025”, disse o português em coletiva de imprensa.