O São Paulo recebeu o Barcelona, do Equador, em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2024. Jogando em casa, o Tricolor Paulista não conseguiu mostrar superioridade e a partida terminou empatada pelo placar de 0x0. O resultado manteve o São Paulo na segunda colocação do Grupo B, com 10 pontos, e o Barcelona em terceiro, com três.
No entanto, um dos lances mais marcantes da partida foi a entrada violenta do lateral-direito Igor Vinícius no atacante Joao Rojas, do Barcelona. O defensor do São Paulo atingiu o adversário em lance que, infelizmente, causou uma fratura na perna direita do jogador. A arbitragem puniu Igor Vinícius apenas com um cartão amarelo.
Só que o lance também ficou marcado com o ato de solidariedade do zagueiro argentino Alan Franco, do São Paulo. Rojas tentou se levantar após receber atendimento médico, mas não conseguiu ficar de pé. Até que o defensor do São Paulo resolveu pegar Rojas nos braços e carregou o atacante da equipe equatoriana até a parte de fora do campo, onde ele continuou recebendo atendimento.
Imprensa argentina elogia atitude de Alan Franco
O jornal argentino TyC Sports elogiou a atitude tomada pelo defensor do São Paulo. O veículo escreveu uma matéria que teve como título “Gesto de Alan Franco após grave lesão de rival na Copa Libertadores”, trazendo também o relato sobre como o lance aconteceu. Rojas estava tomado de dor no chão e não conseguiu se deslocar sozinho pra fora de campo, até que foi amparado pelo zagueiro Tricolor.
Após a partida, o Barcelona emitiu um comunicado, afirmando que o jogador passou pelos primeiros exames ainda em São Paulo, que detectaram a existência de uma fratura na perna direita. Além disso, a equipe confirmou que o jogador precisará passar por uma cirurgia, sem informar quanto tempo Rojas ficará fora de combate.