Filipe Luís precisa cumprir apenas uma meta para seguir treinando o Flamengo
Na manhã desta segunda-feira (30), a diretoria do Flamengo oficializou a demissão de Tite e sua comissão técnica. Como forma de continuar os trabalhos do clube visando as duas competições em disputa, o rubro-negro promoveu Filipe Luís para o cargo de treinador do elenco principal. No entanto, sua estadia somente será perpetuada caso consiga chegar à final da Copa do Brasil.
De acordo com informações do jornalista Samir Carvalho, os dirigentes do Flamengo colocaram uma meta específica para que o ex-lateral assegure o cargo de treinador até o final da temporada: eliminar o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. Caso o recém-aposentado dos gramados consiga o feito, Gabigol e companhia terão o amigo ditando o estilo de jogo do elenco e forma continuada.
Em janeiro de 2024, aos 39 anos, Filipe Luís assumiu o comando do Sub-17 rubro-negro e de forma meteórica mostrou suas credenciais. Com 30 partidas na conta como treinador, o ídolo do Flamengo conquistou 22 vitórias, dois empates e seis derrotas. No entanto, suas maiores façanhas incluem erguer os títulos da Finalíssima Intercontinental Sub-20 e Copa Rio Sub-17.
Filipe Luís para além do Flamengo
A trajetória de Filipe como jogador de futebol começou com a camisa do Figueirense, mas não demorou para que clubes de renome demonstrassem interesse por sua destreza. Em seu currículo de equipes defendidas, o ex-lateral passou por Ajax (Holanda), Retistas (Uruguai), Chelsea (Inglaterra), Flamengo, Real Madrid Castilla, Atlético de Madrid e Deportivo, ambos da Espanha.
Mostrando personalidade dentro de campo, o novo treinador do elenco principal do Flamengo também usou o manto da Seleção Brasileira. Com a amarelinha, Filipe Luís entrou em campo 44 vezes, sendo recompensado com dois gols, cinco assistências e os títulos da Copa das Confederações (2013) e Copa América (2019). No mais, confira os números do craque por onde passou:
- Flamengo: 174 jogos – 4 gols – 9 assistências
- Atlético de Madrid: 333 jogos – 12 golos – 24 assistências
- Chelsea: 26 jogos – 1 gol – 0 assistências
- Deportivo: 137 jogos – 8 gols – 0 assistências
- Real Madrid Castilla: 37 jogos- 0 gols – 0 assistências
- Ajax: 0 jogos – 0 gols – o assistências
- Figueirense: 41 jogos – 1 gol – 0 assistências
- Seleção Brasileira: 44 jogos – 2 gols – 5 assistências