A Fifa definiu o formato do chamado “Novo Mundial de Clubes”, competição que será disputada nos anos em que não ocorre o Super Mundial. O novo formato é basicamente o mesmo da atual competição, porém, o campeão da Libertadores fará sua estreia na fase anterior a de costume.
A informação publicada pelo Globo Esporte afirma que, o time sul-americano disputará as quartas-de-final, ou seja, uma fase anterior a semifinal. Todo o mais que se sabe sobre o novo torneio é de que, ele ocorrerá nas temporadas em que o Super Mundial, com 32 equipes, não ocorra.
Pela fórmula de disputa, o campeão da Libertadores enfrenta o vencedor da Champions da Concacaf. O vencedor disputa a semi contra o vencedor do outro confronto, entre um triangular com os representantes da África, Ásia e Oceania. O time europeu, campeão da Champions League, aguarda todos os jogos para saber seu oponente na grande final.
Reconhecimento das competições no Brasil
Devido ao histórico dos clubes brasileiras, essa nova competição deve gerar diversas polêmicas. Isso porque, torcedores tem a cultura de desvalorizar as competições extintas pela entidade. É o caso da Copa Intercontinental, jogo único entre os campeões da América do Sul e Europa, e também o antigo Mundial da Fifa.
Apesar da Fifa reconhecer algumas conquistas, os clubes e, principalmente, torcedores rivais não aceitam o argumento. Confira abaixo os times brasileiros campeões da Copa Intercontinental e Mundial Fifa:
- São Paulo- 3 títulos
- Santos- 2 títulos
- Corinthians- 2 títulos
- Flamengo- 1 título
- Grêmio- 1 título
- Internacional- 1 título