A Fifa anunciou no final do ano passado as mudanças no formato do Mundial de Clubes a partir de 2025, adotando um regulamento totalmente distinto da época em que equipes como Corinthians e São Paulo, rivais do Palmeiras, se consagraram na competição. A partir desse ano, o torneio será realizado de maneira semelhante à Copa do Mundo, reunindo um total de 32 equipes.
Embora o Mundial de Clubes de 2024, programado para ocorrer na Arábia Saudita, mantenha o mesmo formato dos anos anteriores, a partir de 2025 a competição tomará um rumo diferente. O Palmeiras já está assegurado na disputa, sendo classificado por ter conquistado a Copa Libertadores da América em 2020 e 2021.
À semelhança da Copa do Mundo, o Mundial de Clubes ocorrerá a cada quatro anos e contará com uma participação expressiva de equipes. A distribuição de vagas para cada federação foi estabelecida da seguinte forma:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol (América do Sul): 6
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
Gianni Infantino, presidente da Fifa, anunciou o novo formato da competição em dezembro de 2022, destacando que o torneio será como uma “Copa do Mundo” e prometendo ser a “melhor de todos os tempos” ao incluir um número ainda maior de equipes de diferentes países e continentes.
Na atual temporada, Fluminense e Manchester City são favoritos para a disputa da final. Porém, o Al-Ittihad, do craque Benzema, pode ser uma pedra no caminho dos brasileiros. O Mundial de Clubes Fifa começa no dia 12 de dezembro.