FIFA muda tudo de repente e reconhece apenas 3 brasileiros no Mundial de Clubes
No site oficial da FIFA, em reportagem de maio do ano passado, apenas quatro clubes brasileiros tiveram jogos destacados como históricos no Mundial de Clubes. São Paulo, Internacional, Atlético e Corinthians foram os citados.
Tirando o Galo, os outros três conseguiram derrubar os europeus a caminho do título: Corinthians (duas vezes, em 2000 e 2012), São Paulo (2005) e Internacional (2006). Já o Alvinegro, acabou sendo derrotado na semifinal de 2013, pelo Raja Casablanca, do Marrocos.
Próximo Mundial de Clubes da FIFA
A FIFA anunciou que o Mundial de Clubes de 2025 será realizado nos Estados Unidos, adotando um formato similar ao da Copa do Mundo de seleções. Conforme avança o tempo, as equipes estão garantindo suas vagas para participar do torneio.
O conselho técnico da entidade aprovou por unanimidade a distribuição de vagas para o novo torneio, que contará com a participação de 32 equipes e será realizado entre 15 de junho e 13 de julho do ano que vem. De acordo com a organização, a seleção das equipes foi fundamentada em um conjunto de métricas e critérios objetivos, visando proporcionar um maior número de vagas para os clubes europeus.
Para este novo Mundial de Clubes, já estão confirmadas as participações de Palmeiras, Flamengo e Fluminense, pois os vencedores da Libertadores de 2021 a 2024 têm vagas asseguradas. O modelo anterior, disputado entre 2005 e 2023, será substituído por uma Copa Intercontinental, enquanto esse formato com 32 equipes será realizado a cada quatro anos.
A FIFA divulgou que serão oito grupos com quatro equipes cada, disputando em jogos de ida única, com os dois melhores de cada grupo avançando para as oitavas de final, que serão disputadas em partidas eliminatórias de apenas um jogo. Além disso, não está prevista a disputa pelo terceiro lugar.