Além do rebaixamento para a segunda divisão, o Santos sofreu um baque e tanto vindo da Fifa. Isso porque na véspera do início do Mundial de Clubes, que começa nesta terça-feira (12), a entidade máxima do futebol resolveu tirar os títulos de campeão do mundo do rival do Palmeiras.
Em publicação feita em suas redes sociais, a federação internacional listou as agremiações que já venceram a competição, dentre as quais não está incluído o Peixe. Não é novidade que o órgão há algum tempo considera campeões apenas os ganhadores de 2000 para cá, ano em que começou a organizar o torneio.
Anteriormente, a competição que se convencionou a chamar de mundial, o Intercontinental ou Copa Toyota, era organizada por Uefa e Conmebol. Com a mudança na gestão do certame, as taças erguidas por Santos, São Paulo, Grêmio e Flamengo passaram a ser desconsideradas como Mundial de Clubes.
No caso do Alvinegro Praiano, os títulos obtidos em 1962 e 63 por Pelé e companhia. Na primeira conquista, a estrelada equipe santista bateu o Benfica de Eusébio. Um ano depois, sem Pelé e Zito, o time da Vila superou o Milan de Cesare Maldini, Mazzola e Amarildo e faturou o bicampeonato.
Santos vive pior momento de sua história
Rebaixado pela primeira vez, o rival do Verdão se encontra na fase mais complicada de sua história centenária. Com dificuldades financeiras, menor poder de investimento e tendo que cortar consideravelmente os gastos, o clube tem uma Série B pela frente para disputar em 2024 e tentar o retorno à elite nacional.