Fernando Alonso estipula data e conta planos depois de sair da Fórmula 1
Durante a temporada de 2026, Fernando Alonso, que estará completando 45 anos, sugeriu que seu futuro na Aston Martin pode ir além da Fórmula 1. Ele revelou que possivelmente irá envolver uma transição para o programa de endurance da equipe após o término de seu contrato atual.
O piloto terá a oportunidade de trabalhar com o renomado projetista Adrian Newey a partir de 2025, quando ele assumirá a liderança no desenvolvimento dos carros da equipe na F1. O espanhol já começa a refletir sobre o que vem depois de sua passagem pela principal categoria do automobilismo, com o carro de 2026 sendo o primeiro totalmente projetado por Newey que ele pilotará.
Porém, há a possibilidade de que Fernando Alonso encerre sua carreira na Fórmula 1 ao final de 2026, conforme indicado por seu empresário, Flavio Briatore. Se optar por continuar, ele poderia se tornar o primeiro piloto a competir na F1 aos 46 anos, desde Maurice Trintignant, que participou do GP da Itália em 1964.
Carreira pós-Fórmula 1
O piloto mencionou que, se decidir não seguir na Fórmula 1 após 2026, ele continuará ligado à Aston Martin de alguma maneira – entre as alternativas consideradas está a participação no programa de endurance da equipe, que inclui a famosa corrida de Le Mans. A equipe está trabalhando no projeto Valkyrie, que fará sua estreia em Le Mans no próximo ano, e o espanhol não descarta a possibilidade de competir na categoria entre 2027 e 2029.
“Estarei pilotando na F1 em 2026. E depois de 2026… estarei pilotando. Se não estiver na F1, será em outra categoria, mas continuarei ligado de alguma forma à Aston Martin”, disse Fernando Alonso.