O São Paulo é uma equipe histórica quando se trata de Libertadores. Afinal, estamos falando de uma equipe que conquistou o título três vezes e é uma das equipes brasileiras que mais venceu a competição. Além do Tricolor Paulista, encontram-se na mesma prateleira as equipes do Palmeiras, Flamengo, Santos e Grêmio.
O Soberano disputará, este ano, a sua 24ª edição da competição continental na história. Fora os títulos nos anos de 1992, 1993 e 2005, o São Paulo já teve outras campanhas de destaque e feitos impressionantes nas outras edições que disputou. E há quase oito anos, o Tricolor aplicou a sua maior goleada da história na competição. Detalhe: Calleri estava em campo.
O atacante, um dos principais nomes da equipe paulista na atualidade, fez história naquele jogo contra o Trujillanos, da Venezuela. O São Paulo venceu por 6×0 e quatro daqueles gols foram marcados pelo argentino, que na época vestia a camisa 12 do Tricolor. Kelvin Matheus e João Schmidt completaram aquela histórica goleada no MorumBIS na fase de grupos da competição.
São Paulo passou perto do título
Apesar de estar enfrentando uma equipe tecnicamente mais fraca, o São Paulo acabou ganhando moral com a sonora vitória por 6×0. Tanto é que a equipe foi considerada uma das favoritas para o título. Afinal, a equipe passou pelo grupo que contava com o todo poderoso River Plate, que ficou com a primeira colocação. Entretanto, o sonho do Tricolor acabou nas semifinais.
Na primeira eliminatória, o adversário foi o Toluca do México e o São Paulo passou com um placar de 5×3 no agregado depois de aplicar um 4×0 jogando em casa. Nas quartas de final, veio um adversário mais forte: o Atlético-MG. A equipe de Minas fez jogo duro e perdeu apenas por 1×0 no MorumBIS. Entretanto, a vitória por 2×1 em casa não foi suficiente, já que o gol fora de casa era um critério de eliminação.
Nas semifinais, veio o Atlético Nacional, que ainda não havia conquistado a América apenas em 1986. O São Paulo tinha mais elenco, mas foi surpreendido pelos colombianos, que venceram no agregado por 4×1 depois de um 2×0 em pleno MorumBIS.