O Atlético-MG estreou no Campeonato Mineiro de 2024, com uma derrota por 2×1 para a Patrocinense fora de casa. Essa foi a primeira vez desde 2013 que o Galo estreou com uma derrota no estadual, na última ocasião em que isso havia acontecido o clube terminou a temporada campeão da Copa Libertadores.
O clima nos vestiários atleticanos foi revolta após o fim do jogo, isso porque o gramado do estádio de Patrocínio estava em condições muito ruins, tendo sido deixado alto propositalmente pelo clube da casa para dificultar ao máximo a vida dos visitantes.
Fato este que fez com que o treinador Luiz Felipe Scolari em sua coletiva de imprensa afirmasse que o Galo irá reavaliar como irá levar o Campeonato Mineiro daqui a diante, podendo optar por poupar seus principais jogadores em partidas no interior de Minas:
““Não só eu. Vamos conversar entre nós. Temos que saber o que vale ou não a pena. Eu acho que vale a pena disputar os regionais, porque valorizamos as equipes do interior, até para valorizar jogadores. Todos precisam repensar algumas coisas para que tudo fique equilibrado.”, disse Felipão.
Diretor de futebol do Atlético dispara contra a FMF
O diretor de futebol atleticano, Rodrigo Caetano também condenou a postura da Patrocinense e questionou a FMF:
“É importante ressaltar e registrar é que o Galo vai em busca do pentacampeonato. Não sei de que forma, qual equipe, é uma decisão institucional. Mas o Galo vai atrás do pentacampeonato. Espero que nenhum nada, além dos nossos adversários, sejam obstáculos a mais do que as dificuldades que teremos dentro de campo. Só isso que a gente quer.”, disse Rodrigo.