EXPLOSIVO: Atlético pode ser expulso do Estadual após clássico mineiro
O Atlético-MG enfrentou o América no último sábado (24) no Independência. No entanto, um clássico anterior pode trazer consequências graves para o Galo.
O Atlético-MG foi alvo de uma denúncia pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) por um incidente de homofobia ocorrido durante o clássico contra o Cruzeiro, na Arena MRV, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. O clube agora enfrenta o risco de exclusão da competição ou penalidades como perda de pontos e mando de campo.
A denúncia foi revelada pelo procurador Felipe Bartolomeo Moreira, que teve acesso ao vídeo em que parte dos torcedores do Atlético-MG entoava cânticos ofensivos, utilizando o termo “bicha” ao se referir ao goleiro adversário, Rafael Cabral, durante a cobrança de tiro de meta. O caso foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata sobre atos discriminatórios.
“No momento da aplicação da pena, além da aplicação da multa descrita no art. 243-G, pleiteia-se a EXCLUSÃO do Atlético Mineiro SAF do campeonato, nos termos do art. 170, XI do CBJD, subsidiariamente, pleiteia-se a perda de pontos e perda de mando de campo, nos termos do art. 170, V e VII, ambos do CBJD”
O procurador argumentou que a discriminação é um comportamento de “extrema gravidade” e destacou que a ausência de identificação dos torcedores individualmente não isenta o clube de responsabilidade, conforme previsto no parágrafo 2º do mesmo artigo.
“Uma vez que não consta na súmula a identificação de torcedores, ao contrário, foi nominada a torcida de forma generalizada, é certo que o clube deve ser punido pela atitude de seus torcedores, nos termos da primeira parte do art. 243-G, §2º. Destaque-se que não é cabível nos dias de hoje, especialmente no futebol, atos de discriminação, seja de cor, credo, opção sexual, devendo estes atos serem qualificados como de extrema gravidade, nos termos do art. 243-G, §3º do CBJD2“
Além do incidente de homofobia, o Atlético-MG também foi denunciado por outros incidentes, como arremesso de objetos em campo, invasão e descumprimento do regulamento. O clube enfrenta sanções que podem variar de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, conforme previsto no CBJD.
Clube pode sofrer outras punições
Caso a exclusão do Campeonato Mineiro não seja aceita, o procurador solicitou a aplicação de penas alternativas, como a perda de pontos e mando de campo do Atlético-MG. O clube também foi denunciado nos incisos II e III do artigo 213, relativos à falta de providências para prevenir arremessos de objetos e invasões no campo.
O confronto entre Atlético-MG e Cruzeiro terminou com vitória da equipe celeste por 2 a 0. Durante a partida, houve registros de arremesso de objetos no campo após o primeiro gol do Cruzeiro e tentativas de invasão ao gramado tanto após o segundo gol quanto ao final do jogo na Arena MRV.