A semana começou agitada nos bastidores do futebol brasileiro. Após o Cruzeiro anunciar um acordo com o Palmeiras pela contratação do atacante Dudu, do Palmeiras, e o jogador supostamente ter voltado atrás, uma outra notícias envolvendo o clube mineiro ganhou destaque nesta segunda-feira (19).
Isso porque o Santos emitiu uma nota oficial e informou que notificou a Juventus, da Itália, e o Cruzeiro por não terem comunicado o Peixe sobre a negociação com o atacante Kaio Jorge.
Formado nas categorias de base do Santos, Kaio Jorge foi vendido pelo clube à Juventus em agosto de 2021 por 3 milhões de euros (cerca de R$ 19 milhões na cotação da época). Segundo o Santos, o contrato de venda incluía uma cláusula de preferência que dava ao clube da Vila Belmiro o direito de ser consultado em caso de qualquer negociação futura do jogador.
Santos aciona a FIFA para tirar atacante do Cruzeiro
No entanto, de acordo com o Alvinegro Praiano, “em nenhum momento o clube foi comunicado sobre as informações da transação ou consultado sobre o interesse em readquirir o jogador”.
Por essa razão, o Santos notificou a Juventus e o Cruzeiro, aguardando uma resposta para possivelmente apresentar uma demanda à Fifa. A Juventus anunciou a venda de Kaio Jorge ao Cruzeiro em seu site oficial no dia 11 de junho de 2024. Simultaneamente, o clube mineiro oficializou a transação em seus canais de comunicação.
O Cruzeiro pagou 4,5 milhões de euros (R$ 25,7 milhões) para contratar o atleta, que assinou contrato até 2029 com o clube. A negociação pode chegar a 6 milhões de euros através de bônus.