Dorival Junior pensa em levar jogador do Atlético para a Seleção Brasileira
Na próxima sexta-feira (01), acontece a primeira convocação de Dorival Junior como treinador da Seleção Brasileira. Segundo uma lista divulgada nas redes sociais, alguns nomes foram expostos e chamaram atenção nas redes sociais. Um desses nomes é o do goleiro Everson, do Atlético.
Além do arqueiro alvinegro, também estão na lista, Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Lyon), Weverton (Palmeiras) e Bento (Athletico). Outros nomes que atuam no futebol brasileiro também chamaram atenção na lista. O treinador já tinha dito anteriormente que pretendia olhar com atenção ao futebol nacional, visando convocar atletas que atuem nas competições brasileiras.
Após um mês e meio à frente da seleção brasileira, o técnico realizou uma ampla jornada de observação tanto na Europa quanto no Brasil para avaliar jogadores, e revelou estar trabalhando com uma pré-lista que inclui de 50 a 55 nomes para sua convocação.
Em declarações à CBF TV, o treinador destacou a necessidade de adaptação a um estilo de trabalho diferente do desenvolvido em clubes. Ele ressaltou que, na CBF, o foco está em observações, organização e direcionamento, em contraste com a rotina de treinos e correções diárias em clubes.
“Num primeiro momento, houve uma adaptação a um tipo de trabalho um pouco diferente daquilo que você desenvolve num clube. Num clube, você joga e vai para o campo no dia seguinte para começar as correções. Na CBF, o trabalho é muito mais de observações, organização, um direcionamento”.
“Temos uma relação com 50, 55 nomes de possíveis convocados, todos esses jogadores estão sendo observados, tanto nos campeonatos em andamento no Brasil como em jogos importantes fora do país”, disse Dorival Junior.
Dorival deu detalhes sobre sua viagem à Europa, onde se encontrou com jogadores e outros técnicos, e salientou que avalia diversos nomes diariamente, levando em consideração o momento da temporada para jogadores atuando fora do Brasil e no país.
O técnico explicou que, embora tenha uma lista inicial de pré-convocados, essa seleção pode mudar ao longo do tempo devido a lesões, novas observações e o desenvolvimento dos jogadores em suas equipes. Ele também destacou a importância de aproveitar o trabalho deixado por seus antecessores na seleção brasileira.
“Quero deixar clara uma situação: são muitos nomes pré-selecionáveis, é natural que alguns estarão e outros não neste primeiro momento, mas isso não quer dizer que talvez ali na frente não venham a ter uma oportunidade. Isso vale internamente também, pois assistimos a vários jogos antes da viagem para a Europa”.
“Temos quatro equipes que estão rodando dentro do país para observar jogadores dessa pré-lista. Posso adiantar que os jogadores em atividade no Brasil estão praticamente iniciando a temporada; os de lá fora já estão em outro momento, em outras condições. Temos também alguns afastados por causa de lesões; ou seja, os nomes mudam com frequência”, afirmou.
Dorival deu mais detalhes da sua primeira convocação
Dorival Júnior ressaltou que não pode realizar mudanças bruscas no estilo de jogo da equipe e busca uma transição suave, mantendo a estrutura deixada por seus antecessores. Ele reconheceu que enfrentará desafios pela frente, especialmente devido aos resultados recentes que geraram insegurança e incerteza entre os torcedores.
O técnico expressou sua ansiedade em relação à sua primeira convocação, destacando o desejo de deixar uma boa impressão desde o início de seu trabalho, embora reconheça que não será capaz de agradar a todos. Ele pediu paciência aos torcedores e destacou o objetivo de recuperar a confiança do público brasileiro na seleção nacional.
“Talvez o nosso maior desafio aqui seja criar uma readaptação ou adaptação, e ela precisa ser rápida para que encontremos aquilo dentro do que imaginamos: a melhor equipe possível para esses dois amistosos iniciais (contra Inglaterra e Espanha). Vamos tentar fazer o nosso melhor e já passar de início uma boa impressão para o nosso torcedor”
“Geralmente não vai satisfazer a todos os torcedores, todos estão na expectativa de uma primeira convocação. Estou levando em conta muitas coisas, estamos com campeonatos em andamento, estamos num início de temporada daqui, mas nem por isso estamos nos virando para os jogadores no Brasil. Peço um pouco paciência, que se não estiverem nessa primeira, não quer dizer que já estejamos definindo uma convocação para a própria Copa América ou para amistosos subsequentes. Ao contrário, muita coisa pode acontecer. Existe um dinamismo muito grande. A seleção é do povo brasileiro. Não é a seleção do Dorival. Uma seleção que, espero, possa começar a resgatar essa confiança de todos nós em vermos novamente o Brasil proporcionando bons espetáculos, jogos consistentes e principalmente retomando a confiança do nosso torcedor, que é o maior objetivo de todos nós.”, concluiu.