Deixou o Botafogo quando mais precisavam dele e agora foi demitido sem pena
Mostrando que o mundo da bola costuma rotacionar, os torcedores do Botafogo foram pegos de surpresa com a demissão de Luís Castro junto ao Al-Nassr, da Arábia Saudita. O português abandonou o alvinegro carioca na metade do Brasileirão 2023 para comandar o time de Cristiano Ronaldo. O fim da linha para o treinador acabou de forma dramática logo no início da temporada 2024/25.
Com uma maestria fora de curva à beira de campo, Luís Castro fez suas malas e deixou o país asiático com 76,1% de aproveitamento. Embora seus números tenham sido positivos sob o comando do Al-Nassr, o treinador perdeu jogos importantes para o rival, o Al-Hilal, de Neymar. Em sua passagem pela Arábia Saudita, o português acumulou 44 vitórias, 12 empates e 7 derrotas.
“O Al-Nassr anuncia que o técnico Luís Castro deixou o clube. Todos no Al-Nassr gostariam de agradecer Luís e sua comissão técnica pelo trabalho dedicado durante os últimos 14 meses, lhes desejando a melhor das sortes no futuro”, diz a nota emitida pelo time saudita.
Livre no mercado, o comandante pode retornar ao Brasil após colocar o Botafogo no patamar dos clubes mais bem treinados do continente sul-americano. A saída de Castro do Glorioso ocorreu após o próprio Cristiano Ronaldo ligar para o técnico e pedir seu desembarque na Arábia Saudita. Sem conseguir cobrir o salário investido pelo Al-Nassr, o alvinegro carioca viu o português encerrar seu ciclo no Brasil.
Torcida do Botafogo foi do céu ao inferno
Sob o comando do Botafogo, Luís Castro e sua comissão técnica disputaram 79 partidas, das quais faturaram 42 vitórias, 15 empates e 22 tropeços. No entanto, a temporada 2023 tinha tudo para ser maestral para o Glorioso, uma vez que o português abandonou o barco com o clube possuindo seis pontos de vantagem no Campeonato Brasileio.
Com a saída do português, a SAF Alvinegra finalizou o ano com mais quatro treinadores, que pouco produziram e levaram o clube a cair drasticamente de rendimento. Depois de Luís Castro, passaram pelo Botafogo Lúcio Flávio, Bruno Lage, Cláudio Caçapa e Tiago Nunes. No entanto, o Fogão reconquistou sua confiança com a chegada de um novo português; Arthur Jorge.
Recebendo orientações do novo comandante, o clube carioca aparentemente voltou aos eixos e promete erguer ao menos uma taça no final da temporada atual. Com Arthur Jorge, o Botafogo possui 37 jogos, 22 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. No mais, ocupa a liderança do Brasileirão com 50 pontos (três a mais que o vice Palmeiras), além de estar nas quartas de final da Libertadores da América.