Corinthians se estranha com a Rede Globo e deve frustrar São Paulo e Palmeiras
O Corinthians está considerando aceitar a proposta da Liga Forte União para a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol entre 2025 e 2029. A decisão surge após a negociação avançada entre a Globo e a Libra, despertando interesse no clube paulista em entrar no bloco de times já envolvidos, como Vasco, Botafogo, Internacional, Cruzeiro, Fluminense e Fortaleza.
O motivo principal para essa inclinação é a proximidade da emissora com a Liga, liderada por Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo, que assinaram um pré-contrato com a Globo na última sexta-feira (1). No entanto, o Corinthians está buscando garantias de que terá rendimentos semelhantes aos do Flamengo, o que se mostra como um ponto crucial para a decisão final.
Embora a Globo e a Libra tenham prometido antecipações significativas de verba no ato da assinatura definitiva, estimadas em R$ 600 milhões, não conseguem garantir valores próximos aos obtidos pelo Flamengo, em virtude do desempenho esportivo, critério relevante para a nova distribuição do dinheiro.
Corinthians busca receber quantia maior
Nos bastidores, o Corinthians argumenta que costuma gerar mais audiência em São Paulo do que o Flamengo no Rio de Janeiro. Porém, essa alegação é vista com ressalvas, especialmente nos últimos anos, com análises indicando números semelhantes entre os dois clubes em termos de audiência televisiva.
Em 2023, por exemplo, o Corinthians alcançou uma média de 23 pontos de audiência em nove jogos do Campeonato Brasileiro transmitidos em TV aberta na Grande São Paulo. No entanto, o Palmeiras, campeão dos últimos dois anos, obteve números similares em média, mas com mais jogos exibidos.
O Flamengo, por sua vez, registrou uma média de 26 pontos de audiência no Rio de Janeiro em 12 transmissões, superando o Botafogo, que teve menos jogos transmitidos na TV aberta.
Diante da forte crise financeira, o Corinthians vê na pulverização dos seus direitos de transmissão uma possibilidade de aumento de receita, estratégia defendida pela Liga Forte União, que opta por dividir as vendas sem fechar com um único grupo.
Enquanto isso, na Libra, ainda há esperança de fechar o acordo com o Corinthians, interpretando a postura do clube como uma tentativa de obter mais vantagens financeiras junto à Globo. A decisão final cabe ao presidente do clube, Augusto Melo, que deverá tomar uma posição nos próximos dias.