Na noite da última quinta-feira (30), o conselho deliberativo do Atlético-MG se reuniu para aprovar orçamento da associação para o ano de 2024 e também para votar a exclusão do conselheiro Cláudio Utsch. Segundo informações do portal No Ataque, decisão foi motivada por ofensas a vários conselheiros feitas pelo delegado da Polícia Civil.
Artigo 10 – O sócio, por si, seus dependentes e convidados, que infringir suas obrigações legais e disciplinares previstas em lei, neste Estatuto ou no Regimento Interno de sua respectiva unidade social, ficará sujeito às seguintes penalidades:
I – advertência verbal;
Estatuto do Atlético-MG
II – advertência por escrito; III- censura;
IV – suspensão;
V – exclusão.
Fato esse que foi confirmado e lamentado por Ricardo Guimarães, atual presidente do conselho deliberativo e um dos donos da SAF alvinegra:
“Essa é uma pauta chata, que não seria bom ser tratada, mas acho que não tinha outro caminho. O comportamento dele não estava adequado como conselheiro do clube. Ele estava expondo o Atlético a situações negativas. Expondo também os companheiros, os conselheiros, a mim próprio… Ele foi expulso do clube e também como conselheiro benemérito por unanimidade. Desagradável. Uma pauta que a gente não gostaria de abordar. Não sei nem se já teve isso na história do Atlético. Me parece que não. Mas não tinha outro caminho. Ele também não para, continua. Foi tentado conversar com ele, mas ele não tem interesse em parar. Ele fica expondo. É ruim para o Atlético, para os conselheiros.”, disse Ricardo Guimarães.
Cláudio Utsch promete refutar decisão do conselho do Atlético-MG
Cláudio vinha sendo uma rara voz de oposição dentro do conselho alvinegro, tendo inclusive chegado a prometer ações legais depois da última eleição de conselheiros e da transformação em SAF. Perguntado sobre o ocorrido, ele se mostrou tranquilo e afirmou que esperará o fim da temporada para tomar medidas.
“Já esperava, né? Os amansados iam fazer o que fizeram, atropelando o estatuto do clube. Foi aquele negócio. Só tinha amansado aí. Eu? Em hipótese alguma [se ficou chateado com a exclusão]. De jeito nenhum. Isso aí vai ter continuidade. Semana que vem, depois da decisão do título, vão começar a vir à tona certos acontecimentos do ano de 2004 para o Atlético não cair para a Segunda Divisão que aconteceram. A Fifa vai gostar muito de saber disso aí. No mais, nós vamos tomar outras medidas cabíveis aí.”, disse Utsch em entrevista ao portal No Ataque.