A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu prorrogar, na tarde desta sexta-feira (27), o término do Campeonato Brasileiro de 2023 para o dia 6 de dezembro. Inicialmente, a data prevista para o término da competição era dia 3 de dezembro.
Com isso, a partida entre Cruzeiro e Palmeiras será realizada no dia 6 do último mês do ano, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, ainda sem hora definida pela entidade máxima do futebol brasileiro.
Leia a justificativa da CBF para a mudança
A prorrogação será aplicada pela CBF a partir da 35ª rodada da competição e tem respaldo, com base em artigos do Regulamento Específico da Competição do Brasileiro Série A 2023 e também em artigos do Regulamento Geral das Competições (RGC). Todos os clubes e federações serão informados da decisão.
A entidade máxima do futebol brasileiro tomou a decisão depois da realização de várias simulações e estudos para garantir a integridade e equilíbrio técnico do torneio, incluindo o fato de se preservar as Datas-FIFA, implementadar nesta temporada. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para time, jogadores e torcedores.
Em dezembro do ano passado, a Conmebol alterou o calendário desta temporada e implementou a nova fase em um de seus campeonatos, o play-off da Sul-Americana, utilizando três novos períodos não previstas. Assim, houve um conflito com o calendário dos campeonatos da CBF, que foi publicado em setembro de 2022, depois da divulgação do calendário de competições da Conmebol.
Por conta da mudança, aconteceram diversas alterações, que geraram impacto nas datas de escape que contemplava na construção do calendário brasileiro, criadas para eventuais imprevistos em algumas partidas.
A alteração no encerramento do campeonato em nada irá afetar o calendário do futebol brasileiro da temporada de 2024, que será publicado em breve pela CBF, sem alterar os períodos de férias e datas de início das competições.