O lançamento efetuado por Wellington Rato para o gol de Calleri durante a vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, gerou comparações entre o técnico Thiago Carpini e um lance em que ambos foram protagonistas.
Em 2017, durante o confronto entre Cruzeiro e Caldense pelo Campeonato Mineiro, Carpini, na época zagueiro, realizou o lançamento que Wellington Rato concluiu em gol contra o goleiro Rafael, hoje no São Paulo. A Caldense marcou a última passagem de Carpini como jogador profissional. Sua participação na equipe ocorreu a convite do amigo Thiago Oliveira, atual treinador do Bandeirante-SP. Oliveira, formado na base do São Paulo, atuou como atacante e representou a seleção brasileira no Mundial Sub-20 de 2001.
“Eu já tinha encerrado a minha carreira no Guarani, fui mais por um pedido de um amigo, Thiago Oliveira, que foi formado no São Paulo e que assumiu a Caldense como treinador. Falei: “Thiago, não aguento mais, acabei de fazer uma cirurgia”. E ele: “Não, me ajuda.”, disse Carpini.
Na Caldense, o treinador salvou da dispensa dois jogadores: Wellington Rato, líder de assistências da equipe em 2024 com três passes para gol, e o atacante Carlos Vinícius, atualmente no Fulham, da Inglaterra, aos 28 anos.
“Os dois iriam ser dispensados e eu falei: “Thiago, tá louco? Calma!” E aí comecei uma proximidade com o Rato, neste momento acho que ajudei um pouquinho ele a colocar umas ideias em ordem, e o Carlinhos era um lateral-esquerdo mediano que hoje joga uma Premier League. É gratificante, são coisas que fazem valer a pena o futebol e a vida. Quando cheguei no São Paulo, o Carlos mandou uma mensagem: “Cuida do Ratinho aí viu?”, disse.
Após a passagem pela Caldense, Wellington Rato passou por Sampaio Corrêa, Joinville, Ferroviário-CE, Atlético-GO e Nagasaki, do Japão. Foi no Atlético-GO, após uma temporada destacada em 2022, que chamou a atenção do São Paulo. Em 2023, o jogador disputou 64 partidas, marcando cinco gols e fornecendo nove assistências, sendo o maior assistente da equipe.
Atacante chegou a Premier League
Carlos Vinícius, por sua vez, transferiu-se para o Grêmio Anápolis, de Goiás, antes de iniciar uma trajetória internacional. Passou por Real Sport Clube, de Portugal, Napoli, da Itália, Rio Ave, de Portugal, Monaco, da França, Benfica, de Portugal, Tottenham, da Inglaterra, e PSV, da Holanda, até chegar ao Fulham na metade do ano de 2022. Nesta temporada, o atacante acumula três gols em 16 jogos.