Campeonato Argentino teve mudança nas regras e até rebaixamento cancelado
A Confederação Brasileira de Futebol é comumente criticada por torcedores e imprensa nacional devido ao seu cronograma de jogos apertados e arbitragem duvidosa. Porém, a entidade costuma seguir, na maioria das vezes, as regras estabelecidas. Já no Campeonato Argentino a situação passou a gerar ainda mais polêmica com a decisão de não haver rebaixados na atual temporada.
Segundo o jornal argentino Olé, a Associação Argentina de Futebol (AFA), por meio de decisão unânime, descartou qualquer rebaixamento na edição 2024. A medida gerou grandes debates, já que a mudança do regulamento passou a entrar em vigor restando apenas dez rodadas para o encerramento do Campeonato Argentino.
Em contrapartida, a entidade também definiu que ao final da atual temporada dois clubes serão promovidos à elite do futebol argentino, configurando a participação de 30 clubes na liga. De forma geral, o campeonato será dividido em dois torneios semestrais: o Apertura e o Clausura. Com cada grupo comportando 15 equipes, os melhores serão redirecionados à fase mata-mata.
Potencializando ainda mais a polêmica criada, a tabela anual será montada com menos partidas, precisando cada clube realizar 32 jogos ao longo da competição. No mais, é válido destacar que as mudanças ainda passarão pela Inspeção Geral de Justiça, que vem enfrentando enorme crise política diante ao governo de Javier Milei e a AFA.
Próximos jogos do Campeonato Argentino
- Deportivo Riestra x Tucuman
- Sarmiento x Gimnasia
- Central Córdoba x Independiente Rivardavia
- Lanús x Independiente
- River Plate x Vélez
- Belgrano x Platense
- Racing x Defensa y Justicia
- Tigre x Boca Juniors
- Unión de Santa Fé x Huracán
- Argentinos Juniors x Talleres
- Estudiantes x Instituto
- Rosario x Banfield
- Godoy Cruz x Newell’s Old Boys
- San Lorenzo x Barracas Centrall