Campeão mundial em 2005 dá recado ao Fluminense antes da competição
O Fluminense chegou a Jeddah na manhã desta quarta-feira (13) para a participação no Mundial de Clubes, uma oportunidade de conquistar um título inédito para o clube. Enfrentando o favorito Manchester City de Pep Guardiola, a equipe, no entanto, precisa primeiro garantir sua classificação para a final, destacou o ex-zagueiro Edcarlos, campeão mundial com o São Paulo em 2005, apesar dos desafios enfrentados contra o Liverpool naquela ocasião.
Diferentemente de 2005, o cenário do futebol árabe atual é mais robusto, com clubes da Arábia Saudita atraindo estrelas do futebol mundial, incluindo Benzema, Kante, Fabinho e Romarinho no elenco do Al-Ittihad, adversário potencial do Fluminense na semifinal. Edcarlos ressaltou a importância de manter a concentração diante de equipes reforçadas.
“O conselho que eu daria hoje para o Fluminense, que tem totais condições de ir (ao Mundial) e voltar com o título, é esquecer um pouco o Manchester City e focar no primeiro jogo. Muitas vezes saímos daqui do Brasil muito preocupados com a final e tropeça já no primeiro jogo. Primeiro é o pezinho no chão. Com a gente aconteceu isso. Fomos para lá e pegamos o Al-Itihad, e foi um jogo muito difícil, muito complicado. Deram um susto na gente, mas serviu de alerta para a final”, afirmou o ex-jogador.
Caso o Fluminense vença a semifinal e encare o Manchester City na final, Edcarlos aconselha a equipe a seguir a mesma filosofia de jogo que vem adotando ao longo do ano. Diante do favoritismo do time inglês, manter a consistência no estilo de jogo pode ser a chave para surpreender o gigante inglês e buscar a taça.
O Fluminense terá quatro treinos antes da estreia na competição, agendada para o dia 18, enfrentando o vencedor do confronto entre Al-Ahly (Egito) e Al-Ittihad (Arábia Saudita). O Flu encerrará sua participação no Mundial no dia 22, disputando a final ou o terceiro lugar contra Manchester City (Inglaterra), Urawa Reds (Japão) ou León (México).
O ex-zagueiro Edcarlos destaca a importância de focar na semifinal, assim como o clube fez em 2005 contra o Al-Ittihad, antes de pensar na possível final contra o poderoso Manchester City.