O Corinthians encontra-se atualmente envolvido em um processo judicial movido pela Consport Group do Brasil em decorrência da contratação do volante Richard em 2018. A empresa busca o pagamento de 147 mil euros (aproximadamente R$ 785 mil) e propôs um acordo de parcelamento em cinco pagamentos de 29,4 mil euros, o qual não foi honrado pelo Corinthians.
O processo foi instaurado na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, e a Consport Group do Brasil está requerendo a penhora de bens do Corinthians caso o pagamento não seja efetuado.
Richard foi adquirido pelo Corinthians em dezembro de 2018, com o valor da transação não divulgado à época. No entanto, os registros financeiros indicam que aproximadamente R$ 10 milhões foram destinados ao Fluminense, assegurando 70% dos direitos econômicos do jogador.
O desempenho de Richard no Corinthians não foi notório, marcado por empréstimos para Vasco e Athletico-PR. Em dezembro de 2021, o jogador rescindiu seu contrato com o clube paulista para se juntar ao Ceará.
Atualmente, Richard defende o Alanyaspor, na Turquia, e foi afastado do Cruzeiro no início deste ano em meio a investigações relacionadas à Operação Penalidade Máxima, que trata de casos de manipulação de resultados no futebol brasileiro.