Barcelona consegue feito raro e convence grande craque a sair da aposentadoria
Depois de se movimentar no mercado da bola e reforçar alguns setores pensando na temporada 2024/25, o Barcelona recebeu um banho de água fria. O goleiro titular, Ter Stegen, sofreu grave lesão e ficará de fora do clube por tempo indeterminado. Para o lugar do alemão, os dirigentes espanhóis fecharam com Szczesny, arqueiro que estava aposentado há cerca de um mês.
Por se tratar de um dos clubes mais tradicionais do mundo, o Barcelona conseguiu fazer com que o polonês desistisse de sua aposentadoria para assumir a camisa de número um. O goleiro de 34 anos havia pendurado suas luvas após recusar renovar seu contrato com a Juventus, da Itália. Todavia, o vínculo com o Barça será válido somente por uma temporada, prazo de recuperação de Ter Stegen.
De modo geral, Szczesny somente retornará aos gramados devido a urgência do Barcelona em contar com um goleiro experiente. Ter Stegen teve uma ruptura do tendão patelar do joelho direito confirmada na vitória do clube catalão em cima do Villarreal, por 5 a 1, no Campeonato Espanhol. Recém-operado, o guarda-redes iniciará o processo fisioterápico em alguns dias.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, especialista no mercado da bola, o Barça havia colocado em seu radar o nome de Keylor Navas, mas a preferência acabou sendo pelo polonês. Ao jornal Sport, Szczesny afirmou que sua relação com o atacante Lewandowski foi crucial para a tomada da decisão, além de respeitar a história do clube.
“Respeito muito a história do Barça. É um dos melhores clubes do mundo. Compreendo a situação difícil que surgiu após a lesão de Marc-André Ter Stegen e penso que seria desrespeitoso da minha parte não considerar esta opção”, explicou o polonês.
Nome certo para o Barcelona?
A carreira do novo reforço catalão foi iniciada em seu país de origem, no Agrykola Warszawa. No entanto, antes mesmo de deixar a Polônia, o goleiro serviu de muralha para o Legia Juvenis. Posteriormente, a trajetória de Szczesny pegou um elevador, que acabou contando com passagens por Arsenal, Brentford, Roma e Juventus, além da Seleção Polonesa.
Como resultado de sua maestria em campo, o substituto de de Ter Stegen ergueu os seguintes títulos: Copa da Inglaterra (2014 e 2015), Supercopa da Inglaterra (2014), Campeonato Italiano (2018, 2019 e 2020), Supercopa da Itália (2018 e 2020) e Copa Itália (2018, 2021 e 2024).