A Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciou um acordo entre Atlético e Cruzeiro para a arbitragem dos jogos da final do Campeonato Mineiro. O primeiro duelo terá árbitros mineiros, enquanto o segundo será conduzido por profissionais de outra federação.
O acordo foi alcançado após um pedido formal da Raposa para ter arbitragem externa nos jogos finais. Como o Galo não fez o mesmo pedido, estava previsto um sorteio para determinar a situação.
Em vista dessa situação, as partes envolvidas dialogaram para chegar a um consenso, e assim, ficou acordado que o jogo realizado no estádio do Atlético, na Arena MRV, terá arbitragem conduzida por membros da FMF. Já o confronto no Mineirão, onde o Cruzeiro manda seus jogos, terá a arbitragem definida conforme a disponibilidade de profissionais de outras federações.
Nas semifinais, tanto os confrontos entre Cruzeiro e Tombense quanto o segundo embate entre América e Galo tiveram árbitros mineiros. O duelo de ida, na Arena MRV, teve arbitragem de outro estado.
Após o término do clássico de volta da semifinal no Independência, houve uma confusão entre os jogadores do Coelho e a equipe de arbitragem. O árbitro André Luiz expulsou três jogadores do América e mencionou ter recebido ofensas do presidente da SAF do clube, Marcus Salum.
Cruzeiro tem vantagem sobre o Atlético
Como fez a melhor campanha geral do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro terá a vantagem de dois empates ou uma vitória e uma derrota com o mesmo saldo de gols contra o Atlético. O primeiro jogo da final será no dia 30 de março, na Arena MRV, com apenas a Massa presente, enquanto o segundo confronto será no Mineirão, no dia 7 de abril, somente com torcedores cruzeirenses.