O Sport, o Ceará e o Fortaleza, por meio de suas federações pernambucana e cearense, apresentarão um pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) buscando a equiparação do Torneio Norte/Nordeste ao status do Campeonato Brasileiro, assim como ocorreu com a Taça Roberto Gomes Pedrosa, reconhecida como tal em 2010. O Torneio Norte-Nordeste foi promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), predecessora da CBF, e ocorreu entre 1968 e 1970.
O Sport conquistou o título em 1968 ao derrotar o Remo na final com duas vitórias (3 a 1 e 2 a 1). No ano seguinte, o Ceará venceu o Remo na final (3 a 0), após perder o primeiro jogo por 2 a 1 e ganhar o segundo por 3 a 2. Em 1970, foi a vez do Fortaleza, que venceu um quadrangular final.
Buscando seguir o exemplo do Atlético, que em 2023 obteve a equivalência do Torneio dos Campeões de 1937 ao título brasileiro, Sport, Fortaleza e Ceará reunirão um conjunto de evidências, incluindo reportagens da imprensa da época. Na ocasião, a mídia costumava se referir ao torneio como o “Brasileirão do Norte”.
“Os clubes reuniram documentos, por meio de estudos de pesquisadores e comparações com outras decisões. Dessa forma, vamos buscar com que o campeonato na época tido como regional tenha o status nacional, assim como foi feito com o Robertão no Sul/Sudeste.”, afirmou um representante do Sport.
Considerações anteriores da CBF abre precedentes para novos reconhecimentos
Em 2010, a CBF passou a considerar os vencedores do Roberto Gomes Pedrosa e da Taça Brasil como campeões brasileiros. O mesmo tratamento foi dado ao Torneio dos Campeões de 1937, vencido pelo Atlético.