O lateral português, Rafael Ramos, contratado pelo Corinthians em 2022 como pedido feito pelo então treinador Vítor Pereira, encerrou sua passagem pelo clube sem ter deixado uma marca significativa.
Após um período conturbado relacionado a um suposto caso de racismo envolvendo o jogador e o ex-jogador do Internacional, atualmente no Atlético-MG, Edenílson – episódio que não foi comprovado pela Justiça – Ramos teve poucas oportunidades de atuar pelo Timão.
Agora, após quase uma temporada completa no Corinthians, onde teve uma participação discreta, Ramos acertou sua saída do Timão e deverá assinar um contrato com o Ceará. O lateral seguirá para o clube nordestino para disputar o campeonato estadual, a Copa do Nordeste e a Série B de 2024.
Nova chance
Quando Rafael Ramos chegou ao Corinthians com o respaldo de Vítor Pereira, o lateral direito foi saudado como um reforço de peso, destinado a competir com Fagner pela titularidade.
No entanto, apesar de ter passagens por clubes como Orlando City (Estados Unidos), Twente (Holanda) e Santa Clara (Portugal), o jogador português não conseguiu se destacar no Timão e parte sem ter conquistado títulos ou deixado uma marca expressiva.
A mudança para o Ceará oferece a Ramos a oportunidade de revigorar sua carreira. O clube, que passou por uma reformulação em seu elenco no último ano, está determinado a voltar a brigar por títulos na temporada atual.
Sua primeira missão pela equipe cearense é ajudar na busca pelo título estadual, competição que tem sido dominada pelo Fortaleza nos últimos anos.
Além da competição estadual, Ramos terá a oportunidade de vingar no clube atuando pela Copa do Nordeste e também pelo Campeonato Brasileiro da série B.