Atleta com segunda maior fortuna do tênis se aposenta
Rafael Nadal possui a segunda maior fortuna da história do tênis, avaliada em 134,9 milhões de dólares em premiações durante 23 anos, o equivalente a cerca de R$ 755 milhões na cotação atual. Ele anunciou sua aposentadoria nessa quinta-feira (10).
Com 38 anos, a lenda enfrentou problemas físicos nas últimas duas temporadas, o que o impediu de competir em alto nível. Ele se despedirá das quadras durante a Copa Davis, onde representará a Espanha entre 19 e 24 de novembro.
A aposentadoria de Nadal ocorre dois anos depois da despedida de seu amigo e rival Roger Federer. Juntos, com Novak Djokovic, eles formaram o icônico Big 3, que dominou o circuito masculino de tênis nas últimas duas décadas.
O espanhol se tornou profissional em 2001, quando tinha apenas 15 anos, e rapidamente se estabeleceu entre os melhores do tênis. No circuito masculino, ele é o segundo tenista com mais títulos de Grand Slam na história, totalizando 22 conquistas.
A maioria desses títulos foi conquistada em Roland Garros, onde Nadal se destacou com 14 vitórias. Ele alcançou a primeira posição do ranking da ATP em 2008 e permaneceu como número 1 do mundo por um total de 209 semanas, finalizando cinco temporadas no topo da classificação.
Maiores fortunas no tênis
Apenas Djokovic supera Rafael Nadal em números. Veja:
- Novak Djokovic (Sérvia) – 184,4 milhões de dólares
- Rafael Nadal (Espanha) – 134,9 milhões
- Roger Federer (Suíça) – 130,5 milhões
- Andy Murray (Reino Unido) – 64,6 milhões
- Alexander Zverev (Alemanha) – 44,9 milhões
- Pete Sampras (EUA) – 43,2 milhões
- Daniil Medvedev (Rússia) – 42,6 milhões
- Stan Wawrinka (Suíça) – 37 milhões
- Carlos Alcaraz (Espanha) – 35,1 milhões
- Stefanos Tsitsipas (Grécia) – 31,7 milhões