Astro da Fórmula 1 se dá mal e terá que fazer serviço comunitário
Nesta quinta-feira (19), Max Verstappen concedeu coletiva de imprensa no GP de Singapura e irritado com algumas falhas individuais, disparou alguns xingamentos. Mostrando priorizar a ética dentro e fora das pistas de fórmula 1, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) puniu o piloto com a obrigatoriedade de executar serviços comunitários.
A decisão tomada pelo órgão que gere as corridas de fórmula 1 foi baseada nas últimas reuniões com os membros da FIA. De modo geral, todos os pilotos serão penalizados ao utilizarem palavrões nas transmissões com suas respectivas equipes. Na ocasião, Verstappen se irritou com seu baixo rendimento diante de seu colega Sergio Pérez.
“Assim que cheguei à classificação (no sábado) sabia que o carro estava f… Sim, eu tentei otimizar o carro o tempo todo mas não deu certo. Na corrida, ele não estava com o ajuste correto, então você fica preso atrás de dois carros no meio da corrida, acaba com seus pneus. Basicamente, tudo deu errado desde a classificação porque as regras não permitem que você mude nada no carro. Você está preso a ele”, disse o tricampeão mundial.
Com a sua fala vindo à tona, a Federação Internacional do Automobilismo enquadrou Max Verstappen por infringir o artigo 12.2.1.k do Código Internacional Esportivo da FIA. A regra em questão condena todo e qualquer mal comportamento diante de colegas, funcionários ou representantes da FIA e dos organizadores das etapas.
Veja o pronunciamento do órgão da fórmula 1:
“A política da FIA é garantir que a linguagem usada em seus espaços públicos, como coletivas de imprensa, atenda aos padrões aceitos em geral para todos os públicos e transmissões. Isso se aplica especialmente às declarações feitas pelos participantes dos Campeonatos Mundiais e que são, portanto, referências dentro e fora do esporte.
Quando chamado aos comissários, o piloto explicou que a palavra usada é comum em sua fala pois ele a aprendeu assim, já que o inglês não é sua língua nativa. Embora os comissários aceitem que isso possa ser verdade, é importante que os atletas aprendam a ser conscientes ao falar em locais públicos, especialmente quando não estão sob pressão. Verstappen pediu desculpas por seu comportamento”, diz um trecho da sanção.