O jornalista André Rizek, do Grupo Globo, é conhecido no meio esportivo por dar opiniões que, por muitas vezes, causam bastante impacto. Nesta quarta-feira, 17, não foi diferente. O jornalista grava quase que diariamente vídeos que são publicados no portal ‘GE’ e desta vez o jornalista resolveu fazer um comparativo entre o futebol europeu e o futebol sul-americano.
Acontece que Rizek não poupou palavras para elogiar o nível do futebol jogado na Europa e, ao mesmo tempo, criticar o futebol Sul-Americano. Mesmo levando em conta os níveis financeiros de equipes como Real Madrid, Manchester City e Bayern de Munique, comparados a times como Flamengo, Palmeiras e River Plate, o jornalista expressou a sua opinião sobre o que acontece no futebol atualmente.
Rizek usou de comparativo as seis partidas até então disputadas das quartas da Champions League com as oito da Libertadores do ano passado. “Sabem quantos gols já foram marcados nesses seis jogos disputados até o momento? 29! Isso dá uma média obscena de cinco gols por jogo. Peguei os números dessa mesma fase da nossa competição continental que é a Libertadores do ano passado. Na soma dos oito jogos disputados, a gente teve 13 gols marcados”, apontou.
Rizek vê o futebol europeu mais atrativo
Para dar mais ênfase aos seus argumentos, Rizek apontou aquilo que é mais alvo de críticas entre diversos treinadores no Brasil: o calendário de jogos. Além disso, questões como arbitragem e gramado também foram trazidas pelo jornalista. “Tem que melhorar a arbitragem, tem que melhorar o gramado e tem que melhorar o calendário. Mas pra isso, não precisa ter a grana dos europeus, basta ter o mínimo de organização”, completou Rizek.
De fato, basta ver os últimos resultados das competições mais importantes de cada continente para ver os níveis de competitividade. Nas últimas cinco edições da Libertadores, só clubes brasileiros levantaram a taça (Palmeiras e Flamengo duas vezes, e Fluminense uma vez). Nem mesmo as equipes argentinas tiveram força, já que River Plate e Boca Juniors chegaram apenas a uma final nos últimos cinco anos.
No futebol europeu, já há um pouco mais de diversidade. Apesar de a Inglaterra ter levantado a taça em três das últimas cinco edições, foram com três times diferentes: Chelsea, Liverpool e Manchester City. Bayern de Munique (Alemanha) e Real Madrid (Espanha) foram os outros campeões recentes.