As lesões nos joelhos são as mais graves para os atletas nas mais diversas modalidades, principalmente no futebol. Por ser fator crucial para o andamento das partidas, o membro inferior, quando danificado, pode afastar jogadores por quase um ano dos gramados. Porém, empresários londrinos inventaram um dispositivo capaz de reduzir em 80% os problemas da região.
Por intermédio de inteligência artificial, uma espécie de joelheira foi desenvolvida pela empresa Hippos Exoskeleton. Segundo os estudos, o item é capaz de detectar movimentos de risco, acarretando no acionamento de um airbag. Os testes efetuados concluíram que a camada de proteção reduz drasticamente lesões no ligamento cruzado anterior (LCA), no ligamento colateral medial (LCM) e nos meniscos.
Apesar do avanço ter beneficiado na estabilização das articulações dos membros inferiores, especialistas brasileiros descredibilizam a ação eficaz da joelheira. Segundo Marco Antônio de Araújo, sócio-fundador da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE), o airbag pode ser acionado a qualquer momento durante uma partida de futebol, fator que pode prejudicar os atletas.
“Você imagina os atletas usando duas joelheiras, cheias de sensores, com airbags, e que podem se ativar no momento em que o cara vai fazer o gol, porque o joelho entrou em uma situação de risco… E ele entra o tempo inteiro em situação de risco, num drible, numa dividida… Mas não é toda hora que rompe o ligamento cruzado. A linha que divide o movimento anormal do movimento funcional é muito tênue”, disse ao ge.
Atletas que foram cortados da temporada por lesões no joelho
- Pedro: Rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e só retorna aos gramados em meados de 2025;
- Rodri: Rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e está fora da temporada 2024/25;
- Carvajal: Rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e está fora da temporada 2024/25;
- Ter Stegen: Sofreu uma ruptura completa do tendão patelar do joelho direito e está fora da temporada 2024/25.