O técnico Abel Ferreira está concorrendo a mais um prêmio individual em sua carreira, algo que virou rotina ao longo dos três anos de trabalho à frente do time do Palmeiras. O comandante do Verdão é um dos finalistas do tradicional prêmio anual de melhor treinador da América do Sul, concedido pelo jornal El País.
Nesta quinta-feira (27), o periódico divulgou a lista dos finalistas. Além do português, estão no páreo Fernando Diniz (Fluminense e Seleção Brasileira), Lionel Scaloni (Seleção da Argentina), Luis Zubeldía (LDU) e Marcelo Bielsa (Seleção do Uruguai).
O ídolo palestrino faturou o troféu em 2021, ano que conquistou a Copa Libertadores da América duas vezes com o Alviverde. Na ocasião, superou Scaloni, campeão da Copa América naquela jornada, e Marcelo Gallardo, então campeão argentino pelo River Plate.
No ano seguinte, Abel ficou na segunda colocação, perdendo para Scaloni. Em 2022, o técnico argentino conduziu Lionel Messi e companhia ao terceiro título da Copa do Mundo do selecionado albiceleste, na edição realizada no Catar do maior torneio de futebol do planeta.
Abel Ferreira fica no Palmeiras em 2024
Antes de partir para aproveitar suas férias junto com a família, Abel se reuniu com a diretoria palmeirense para fazer um balanço da temporada e reafirmar o seu compromisso com o clube. Ele tem contrato válido até dezembro de 2024.
O treinador preocupou a torcida que canta e vibra após o término do calendário ao dar indícios de que poderia deixar o Verde. Se queixando de cansaço, o comandante cogitou a possibilidade de rumar para o Al-Sadd, do Catar, que estava interessado em contratá-lo.