Na tarde do último domingo (18), o São Paulo entrou em campo pela vigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Os comandados de Maxi Cuberas visitaram o Palmeiras, dentro do Allianz Parque e perderam por 2 a 1. Vale lembrar que Zubeldía não esteve presente no banco de reservas. Ele levou o terceiro cartão amarelo no confronto com o Atlético-GO e precisou cumprir suspensão.
Após o apito final da partida, os jogadores das duas equipes trocaram socos e empurrões na saída de campo, e a briga seguiu até a porta dos vestiários do estádio alviverde. Houve a expulsão de Zé Rafael e Rodrigo Nestor.
O advogado Matheus Laupman, especialista em direito desportivo, conversou com a equipe da UOL Esporte e revelou que acredita que Palmeiras e São Paulo serão denunciados pela confusão.
“Diante deste caso os clubes envolvidos serão denunciados pelo STJD por infração ao artigo 213, inciso I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), ou seja, ambos deixaram de prevenir a desordem em campo. A pena poderá ser multa de 100 a 100 mil reais, e diante da alta gravidade poderá resultar em perda de mando de campo de uma a dez partidas”, analisou.
Veja o relato de Claus sobre a treta entre Zé Rafael e Nestor
“Após o termino da partida e antes de deixar o campo de jogo, o VAR me sugeriu a revisão de um confronto entre os dois jogadores no túnel de acesso aos vestiários. Ao revisar constatei uma conduta violenta do jogador n°8, Sr. José Rafael Vivian, da equipe S.E. Palmeiras, agarrando o pescoço do Sr. Rodrigo Nestor Bertalia, n°11 da equipe São Paulo FC, com uso de força excessiva, que revidou com um soco no rosto do seu adversário citado acima. Informo que ambos expulsos não receberam cartão vermelho devido ao fato de que se dirigiram aos seus respectivos vestiários de forma imediata após o conflito”.