A Seleção Brasileira está nos preparativos para disputar mais uma edição da Copa América. A competição, que este ano será disputada nos Estados Unidos, vem com uma grande novidade que requer atenção dos jogadores. Acontece que as partidas ocorrerão em gramados menores, se comparados a outras competições organizadas pela FIFA.
A diferença, a priori, pode ser pouca, mas é bem considerável. Isso porque os campos das partidas da Copa América terão dimensões de 100 metros de comprimento por 64 metros de largura. Enquanto isso, na Copa do Mundo e em outras competições FIFA, os gramados costumam ter as medidas 105m x 68m. Isso dá uma diferença de 740m² em relação entre os dois gramados.
Isso acontece devido ao fato de que a maioria dos estádios que vão receber jogos serem palcos de partidas da NFL (futebol americano). Muitos deles não conseguem ampliar as dimensões para se adequar as medidas “normais” dos jogos FIFA. Por isso, a seleção comandada por Dorival Júnior disputará os amistosos contra México e Estados Unidos com os gramados já no tamanho dos que serão usados para os jogos da Copa América.
Mais sobre a Copa América
Este ano, a principal competição de seleções das Américas será sediada nos Estados Unidos e contará com 16 equipes, divididas em quatro grupos. A Seleção Brasileira está no Grupo D ao lado de Colômbia, Paraguai e Costa Rica. A estreia do Brasil está marcada para o dia 24 de junho, diante os costa riquenhos.
Com nove conquistas, o Brasil é o terceiro maior campeão da história da competição, atrás apenas de Uruguai e Argentina, com 15 títulos cada. Mas vale ressaltar que o último título da Seleção Brasileira na competição foi em 2019, quando a equipe jogou em casa e derrotou o Peru na grande final pelo placar de 3×1.