Se na equipe principal o São Paulo vem tendo um desempenho regular, o mesmo não pode-se dizer da equipe Sub-20 do Tricolor Paulista. Afinal de contas, a equipe da categoria ocupa apenas a 17ª colocação no Campeonato Brasileiro Sub-20 com 13 pontos e apenas três vitórias em 13 partidas. Em determinado momento, o Tricolor Sub-20 chegou a ocupar a penúltima colocação a frente apenas do Internacional, que, por conta das tragédias do Rio Grande do Sul, tinha três partidas a menos.
Mas o que explica esse rendimento abaixo do esperado do São Paulo em suas categorias de base? Internamente, a equipe entende que os resultados estão abaixo do esperado no Sub-20 porque muitos jovens fazem a transição rápida das categorias de base para o time profissional. Entretanto, o que chama atenção é que muitos destes talentos sequer tem oportunidades na primeira equipe.
Até o momento, Zubeldía conta com seis nomes com idade igual ou abaixo dos 20 anos registrados em seu elenco profissional. O argentino pode optar por escalar Rodriguinho, Moreira e Negrucci (todos com 20 anos), além de Leandro (19); William Gomes (18) e Henrique (17). Porém, destes, quem tem maior sequência é Moreira, mas até pra ele está sendo difícil. Isso porque, atualmente, ele está atrás de Igor Vinícius e Rafinha na preferência pela lateral-direita, sem contar que convive com problemas físicos.
O que o São Paulo tem feito para ajudar as categorias de base?
Uma das medidas feitas pela equipe para tentar melhorar o desempenho dos jovens jogadores foi uma troca de comando. Allan Barcellos foi “promovido” ao Sub-20, no lugar de Menta, que ocupou o seu lugar no Sub-17. Barcellos já conquistou mais vitórias que seu antecessor (2), tendo em vista que Menta tinha comandado a equipe em apenas uma vitória.
Apesar de não usar os jovens em seu elenco profissional, o São Paulo também não costuma optar por colocá-los de volta nas equipes de base. De acordo com apuração do ‘GE’, isso se dá devido a uma questão física. Isso porque, o São Paulo entende que os jogadores vão conseguir ter maiores ganhos físicos já inseridos no time profissional. Com isso, mesmo sem obter grandes resultados nas categorias de base, o São Paulo não pretende mudar sua ideologia.