Na noite da última quarta-feira (24), o São Paulo entrou em campo pela décima nona rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Os comandados de Maxi Cuberas receberam o Botafogo, dentro do Estádio do Morumbis e empataram por 2 a 2.
Após a partida, alguns “torcedores” do São Paulo criaram uma emboscada para entrar em conflito com a torcida botafoguense. A Polícia Militar precisou usar a força para impedir que os infratores chegassem perto do portão de acesso dos visitantes, evitando uma briga generalizada.
Advogada revela que São Paulo pode ser punido
Segundo a advogada Fernanda Soares no UOL, o São Paulo pode sofrer punição pela briga entre torcedores no Morumbis.
“O São Paulo pode ser punido, pois como mandante é legalmente responsável por garantir a segurança do evento na arena esportiva e no seu entorno. Vale frisar, ainda, que os clubes respondem desportivamente pelos atos de seus torcedores e que a CBF, na mais recente versão do seu Regulamento Geral de Competições (RGC – art. 79), ampliou o conceito de entorno. Deste modo, o São Paulo poderia ser denunciado por infração ao art. 213 do CBJD, por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, sujeito a multa a ser graduada entre R$ 100 e R$ 100 mil”, disse a mulher
“O próprio Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) já deixou claro que entende que os clubes precisam responder por atos dos seus torcedores fora do estádio diversas vezes, notadamente no recente julgamento sobre o ataque ao ônibus do Fortaleza, que aconteceu a uma distância de cerca de 8km da partida, e o Sport foi punido. A pena pode ser a aplicação de uma multa de 100 a 100 mil reais. Caso o tribunal entenda que o que aconteceu foi de extrema gravidade, pode ser aplicada a perda de mando de campo (de 1 a 10 mandos de campo)”, completou a advogada.