Nesta terça-feira (16), o Corinthians anunciou a chegada de um experiente zagueiro para tentar tirar a equipe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O rival do São Paulo fechou com André Ramalho, de 32 anos, que defendeu o PSV (Holanda) nas últimas temporadas. Será sua primeira passagem em um clube do futebol brasileiro na carreira, mas essa história poderia ter sido diferente.
Isso porque Ramalho passou pelas categorias de base do São Paulo. O zagueiro ficou treinando em Cotia entre 2006 e 2008, mas acabou não sendo aproveitado e “pulou o muro”. Entre 2008 e 2009, treinou com a base do Palmeiras, onde também não rendeu e foi repassado para a base do Red Bull Brasil. Só que, pouco tempo depois, se mudou para a Áustria, onde terminou sua carreira nas equipes de base pelo RB Salzburg.
Depois de brilhar na equipe austríaca, se aventurou no futebol alemão, onde defendeu o Bayer Leverkusen e o Mainz 05. Entretanto, não teve tanto espaço e voltou para o Salzburg em 2018, ficando por mais três anos. Até que em 2021, acaba sendo contratado pelo PSV, equipe onde estava até junho deste ano. Como não renovou o contrato, ele chega ao Corinthians em uma transferência sem custos.
Reforço do Corinthians, André Ramalho fez base com craques do futebol brasileiro
Nas categorias de base do Tricolor Paulista, Ramalho dividiu os gramados com jogadores como Casemiro e Oscar. Entretanto, ao contrário dos dois meias, que subiram ao time profissional e conquistaram seu espaço, o defensor não teve oportunidades. Até ser dispensado por falta de espaço no elenco principal do Tricolor Paulista.
Agora, Ramalho é um dos reforços prometidos pela diretoria do Corinthians para tirar a equipe da incômoda zona de rebaixamento. Além do zagueiro, o presidente Augusto Melo acertou as chegadas do goleiro Hugo Souza (Flamengo) e do volante Charles (Midtjylland, da Dinamarca). Recentemente, a equipe foi colocada como possível destino do atacante italiano Mario Balotelli. Entretanto, sua contratação foi descartada devido a idade do jogador (33 anos) e do alto salário.