Athletico-PR e São Paulo se enfrentaram na noite desta quarta-feira (3) pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando fora de casa, o Tricolor Paulista conseguiu uma importante vitória que levou a equipe aos 24 pontos, na quinta colocação. Entretanto, após a partida, o fotojornalista Luis Pacca fez uma denúncia de que teria sido vítima de ofensas racistas. O duelo aconteceu na Ligga Arena, estádio do Athletico.
“Fui vítima de um racismo violento aqui na Ligga Arena. Já chorei, já briguei e agora estou carregando meu celular para ir embora daqui. Muita gente viu, entre seguranças privadas e polícia militar, ninguém fez nada. Mas, eu não baixei a guarda e peitei esse monte de frustrado”, escreveu Pacca em suas redes sociais.
O profissional ainda afirmou que tentou registrar um Boletim de Ocorrência (BO) no estádio, mas foi retirado do local. Mas ele não desistiu de denunciar os atos e afirmou que fará a denúncia de forma online em São Paulo, onde ele mora. Pacca havia ido pra Ligga Arena à trabalho, para participar da cobertura do jogo entre as duas equipes.
O que disse o Athetico-PR em relação ao caso?
A equipe paranaense afirmou que se coloca à disposição da vítima para ajudar nas investigações do caso. O clube informou que está fazendo uma apuração interna e, em nota, também se colocou à disposição das autoridades competentes, reiterando a posição de combater qualquer atitude discriminatória.
“A respeito do possível caso de racismo, relatado nas redes sociais na noite de ontem, o Athletico informa que não recebeu denúncia formal sobre o mesmo. No entanto, o clube já iniciou uma apuração interna e, caso haja necessidade, estará à disposição das autoridades. É importante ressaltar que, em casos anteriores, o Athletico encaminhou todas as imagens e informações às autoridades competentes.”, afirmou a equipe por meio de nota.