O Atlético-MG está próximo de anunciar mais um reforço para a sequência da temporada. Trata-se do zagueiro Lyanco, de 27 anos, que foi revelado pelo São Paulo. As informações são do portal ‘GE’. Lyanco, que tem nacionalidade sérvia, era alvo do Botafogo, mas preferiu acertar com o Galo Mineiro, que agora corre para fechar as negociações.
Ainda segundo informações, o Atlético pagará ao Southampton, clube detentor dos direitos do jogador, cerca de 4,5 milhões de Euros (mais de R$ 26 milhões). Na última temporada, Lyanco esteve emprestado ao Al-Gharafa, do Catar, mas a equipe asiática optou por não contratar o jogador em definitivo. A equipe mineira fez uma proposta financeiramente melhor e isso chamou atenção do defensor sérvio-brasileiro.
Primeiros passos no São Paulo e carreira no futebol europeu
Lyanco terminou suas categorias de base no Tricolor Paulista após uma rápida passagem pelo Botafogo. Ele foi promovido aos profissionais do São Paulo em 2015, mas não teve muitos minutos dentro de campo. Sua passagem na equipe terminou em 2017, quando o zagueiro foi adquirido pelo Torino, da Itália.
Na época, o São Paulo recebeu quase oito milhões de Euros pelo jogador, que também não conseguiu se firmar no futebol italiano. Lyanco permaneceu quatro anos vinculado ao Torino, mas teve uma passagem por empréstimo no Bologna em 2019. Em 2021, o Southampton o levou para o futebol inglês e sua maior sequência foi na Temporada 2022/2023, disputando 30 jogos e sendo titular em 21 deles.
Mas Lyanco acabou sendo emprestado novamente, dessa vez para a equipe do Catar. O Southampton conseguiu o acesso para a Premier League na atual temporada, porém não contará com o defensor. Assim, ele deve regressar ao futebol brasileiro em breve e estar à disposição do Galo a partir do dia 10 de julho, quando a janela de transferências será reaberta.