O Estádio do Pacaembu está em obras desde 2021 e a previsão era de que elas se encerrassem em junho deste ano. Entretanto, foi detectado um risco estrutural em uma das arquibancadas do Pacaembu. De acordo com informações da concessionária responsável pela obra, o risco se deu por conta das obras na estação FAAP-Pacaembu, da Linha 6 – Laranja.
Segundo informações do ‘G1’, o risco está sendo causado por conta de deformações do solo na Rua Itápolis, que está bem entre o Pacaembu e a obra. A ‘Allegra’, responsável pela obra no estádio, afirmou ter “detectado patologias de natureza grave, que podem estar relacionadas à execução das obras da Linha 6 – Laranja do Metrô e estruturas instaladas durante a obra de instalação do Museu do Futebol”.
Porém, a Linha Uni, do Metrô, afirma que tais deformações não são tão graves assim. A Linha Laranja, afirmou também que sua obra começou antes e, portanto, quem precisa readequar as reformas para ajustar os impactos é a própria Allegra. Além disso, a Linha Laranja informou que fez todas as adequações técnicas no projeto, para diminuir os impactos dos poços de bombeamento na parede do estádio.
Reformas do “Novo Pacaembu” já trouxeram outros grandes problemas
Vale ressaltar que, desde 2021, quando as obras começaram, foram registradas ocorrências de outros problemas. A data de entrega do estádio, inclusive, já sofreu diversas mudanças. Isso porque a previsão inicial da revitalização era de entrega em outubro de 2023. Mas a data passou por mudanças e a outra promessa era de entrega no dia 25 de janeiro de 2024.
Tal data marca o aniversário da cidade de São Paulo e também, quando se costuma jogar as finais da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Entretanto, novos atrasos aconteceram e a final teve que ser disputada na Neo Química Arena, estádio do Corinthians. Recentemente, a Arena Pacaembu recebeu o gramado sintético, mas ainda não possui condições de receber partidas nem shows.