A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) divulgou nesta quarta-feira (12) as datas e horários das partidas das oitavas de final da Copa Libertadores. O São Paulo enfrentará o Nacional, do Uruguai, nos dias 15 e 22 de agosto, com a primeira partida sendo realizada em Montevidéu. Como o Tricolor Paulista se classificou na primeira colocação do Grupo B, tem o direito de decidir a vaga jogando em casa.
As duas partidas estão marcadas para as 19h (horário de Brasília) e terão transmissão apenas nos canais por assinatura (Paramount, ESPN e Disney+). A CONMEBOL divulgou também, as datas e horários dos outros sete jogos das oitavas de final da Libertadores. Botafogo e Palmeiras, possíveis adversários do São Paulo nas quartas de final, jogarão nos dias 14 e 21 de agosto (quartas-feiras).
Mais detalhes sobre a fase de mata-mata da Copa Libertadores
Por ter terminado o Grupo B na liderança com 13 pontos, o São Paulo teve direito a enfrentar uma das equipes classificadas na segunda colocação da competição. Após o sorteio dos duelos, ficou definido que o adversário será o Nacional, do Uruguai. A equipe terminou na segunda colocação do Grupo H com 10 pontos, atrás apenas do River Plate, que deteve a melhor campanha geral da competição.
Entretanto, vale ressaltar que o Tricolor Paulista enfrentará um adversário em crise. Isso porque o Nacional demitiu, recentemente, Álvaro Recoba do comando da equipe. O ex-atacante, ídolo do torcedor uruguaio, não aguentou a pressão por resultados e acabou sendo desligado do cargo.
Um dos motivos para a demissão de Recoba foi a derrota por 2×1 na última rodada da fase de grupos da competição. O Nacional já estava classificado, mas precisava da vitória para aumentar suas chances de classificação para o próximo Mundial de Clubes via Ranking da CONMEBOL. No entanto, com a derrota, as maiores chances dos uruguaios agora passam por um título da Libertadores.
O São Paulo também só conseguiria sua vaga em caso de título, já que três brasileiros estão garantidos por terem sido campeões nas últimas edições: Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023).