Nesta segunda-feira, 3, foram sorteados os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul Americana, no Paraguai. O sorteio colocou o Nacional (Uruguai) como adversário do São Paulo na primeira fase do mata-mata da competição. Os uruguaios se classificaram na segunda colocação do Grupo H, com 10 pontos, enquanto o São Paulo liderou o Grupo B, com 13.
E assim que o adversário foi definido, o portal ‘SPFCpedia’ fez um levantamento sobre todos os confrontos do São Paulo diante do seu próximo rival na Libertadores. E o retrospecto é bastante positivo para o Tricolor Paulista. Na história, foram 10 confrontos entre São Paulo e Nacional, e o Tricolor Paulista venceu seis, empatou dois e perdeu apenas dois.
Mas não para por aí. Além disso, o São Paulo está invicto em jogos contra seu futuro rival há 68 anos. A última derrota do Soberano para os uruguaios foi em 1956, quando o Nacional venceu o São Paulo pelo placar de 1×0 no estádio Centenário, em Montevideu. O último duelo entre as equipes foi na Libertadores de 2008, quando o São Paulo superou o Nacional por 2×0 e se classificou para as quartas de final da competição naquela época.
Você pode conferir as estatísticas detalhadas de todos os confrontos abaixo:
Chaveamento da Libertadores e possíveis adversários do São Paulo
O chaveamento da Libertadores promete promover uma série de duelos interessantes. Isso porque, de um lado da chave ficaram São Paulo, Palmeiras e Botafogo (que se enfrentam nas oitavas), além do Flamengo. Mas também ficaram equipes com boas campanhas, como Peñarol e Bolívar (adversário do Rubro-Negro).
Enquanto isso, do outro lado, temos Atlético-MG (San Lorenzo); Fluminense (segundo colocado do Grupo C, que pode ser o Grêmio) e River Plate (Talleres), além de Colo-Colo e Júnior Barranquilla. Os jogos das oitavas de final estão previstos para acontecer em agosto, depois do período de disputa da Copa América.