A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou, na noite de ontem, a interrupção das rodadas 7 e 8 da Série A do Campeonato Brasileiro. A medida foi adotada devido à situação enfrentada pelos clubes do Rio Grande do Sul, estado que vem sofrendo com fortes chuvas e seus efeitos desde o final de abril.
Quinze dos vinte times, incluindo o Atlético-MG, solicitaram o adiamento das rodadas, e a competição ficará suspensa até o dia 27 de maio. Conforme a entidade, não houve manifestação oficial por parte dos seguintes clubes: RB Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
A sétima rodada do Campeonato Brasileiro estava programada para acontecer entre esse sábado (18) e a próxima segunda-feira (20), enquanto a oitava rodada estava agendada para os dias 25 e 26 de maio. Vale lembrar que no dia 7 de maio, devido aos sucessivos adiamentos causados pelas chuvas no RS, a CBF suspendeu por 20 dias, até o dia 27, todas as partidas do Grêmio, Internacional e Juventude em torneios nacionais, tanto no feminino quanto no masculino.
Parte da nota da CBF
“(…) Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.
Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame…”