Entenda como funciona o processo de classificação dos times sul-americanos para o Mundial de Clubes de 2025
O Mundial de Clubes de 2025 já conheceu mais uma equipe classificada. O River Plate venceu o Libertad, do Paraguai, por 2×0 em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com isso, os argentinos asseguraram sua vaga na competição via ranking Sul-Americano. Mas você sabe como funciona a distribuição de vagas para a competição, que será disputada nos Estados Unidos no próximo ano?
Bem, a princípio de conversa, você deve saber que a CONMEBOL tem direito a seis vagas. Quatro delas para os últimos campeões da competição, além de outras duas preenchidas via ranking de clubes da América do Sul. Com isso, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já garantiram seu passaporte para os Estados Unidos, por terem vencido a competição em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
Com isso, Botafogo, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG só conquistam vaga se vencerem a competição este ano. Isso porque as equipes brasileiras não podem se classificar via ranking pelo fato de a América do Sul já ter três times do Brasil. Mas também há um porém. Caso Palmeiras, Flamengo ou Fluminense se sagrem campeão da Libertadores este ano, a vaga de campeão será aberta para o terceiro melhor colocado do ranking da CONMEBOL.
Situação do ranking de clubes para qualificação do Mundial de Clubes 2025
O River Plate chegou a 77 pontos no ranking com suas quatro vitórias e um empate. Logo atrás, neste ranking, vem o Boca Juniors (71) e o Olímpia do Paraguai (57). Entretanto, por não estarem na Libertadores, ambos podem ser ultrapassados por equipes que ainda disputam a competição. Vale lembrar que, para o ranking, uma vitória na fase de grupos dá três pontos, e um empate dá um ponto para a equipe. Além disso, o time ganha mais três pontos quando passa de fase.
O ranking se sucede com: Nacional (50), Independiente del Valle (45), Cerro Porteño (45), Talleres (40), Bolívar (37), The Strongest (37) e Estudiantes (34). Estas equipes ainda possuem chances de classificação para as oitavas de final e, se fizerem boas campanhas, podem ultrapassar o Boca. Caso isso não aconteça, o Boca fica com a segunda vaga do ranking e, se um dos brasileiros citados acima for campeão da Libertadores 2024 a terceira vaga pode ir para o Olimpia ou pro time que ficar em terceiro no ranking.