A partida entre Botafogo e LDU, válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, contou com um momento bastante inconveniente. Acontece que a Arbitragem de Vídeo (VAR) demorou incríveis 10 minutos para tomar uma decisão na partida. Na ocasião, o gol marcado por Estrada, da equipe equatoriana, acabou sendo anulado.
O lance aconteceu logo aos 17 minutos do primeiro tempo. Depois de um bate-rebate dentro da área, Estrada marcou de calcanhar. Porém, Dário Herrera, árbitro da partida, foi chamado pela cabine do VAR para rever o lance. Só que a comunicação do árbitro com a cabine acabou sendo perdida e ele precisou recorrer ao seu auxiliar para dar prosseguimento à checagem.
Por fim, a decisão foi de anular o gol, sob alegação de que o ataque da LDU estava impedido. O lance, claro, gerou muita revolta por parte tanto da LDU quanto do Botafogo, devido à demora na tomada de decisão final. Três minutos depois do fim da checagem do VAR, o lateral Hugo abriu o placar para o Botafogo na partida. Só que o mesmo Estrada empatou momentos antes do fim do primeiro tempo.
Checagem do VAR entrou pro ranking de maiores da história
A demora de exatos 10 minutos na checagem do gol da LDU que acabou sendo anulado entrou num seleto ranking: o de três lances checados pelo VAR que mais demoraram a ter uma definição. O da partida entre Botafogo e LDU pela Libertadores está na terceira colocação. Inclusive, o time equatoriano aparece novamente em tal ranking.
Acontece que no jogo de volta entre Santos e LDU pelas oitavas de final da Libertadores, o árbitro argentino Néstor Pitana levou exatos 12 minutos e 25 segundos para concluir uma checagem. No lance em questão, o zagueiro Luiz Felipe acabou sendo expulso da partida, após uma confusão generalizada entre as duas equipes.
O outro jogo do Top-3 do ranking foi um Gre-Nal de 2019 válido pelo Campeonato Gaúcho. Na ocasião, a demora foi para a checagem de um pênalti de Guilherme Parede cometido em Bruno Cortez, que acabou sendo marcado. No entanto, André acabou desperdiçando a cobrança.