O São Paulo jogará na noite desta quarta-feira, 8, a partir das 21h30 (horário de Brasília) no estádio Zorros del Desierto, no Chile. O estádio está sendo casa do Cobresal, equipe chilena que está no Grupo B da Libertadores ao lado do São Paulo. Isso porque o time não pode mandar jogos no seu estádio, o ‘El Cobre’, por conta de restrições impostas pela Conmebol.
O Zorros del Desierto foi construído na década de 50, mas passou por reformas concluídas em 2015. As reformas foram feitas a fim de que o estádio pudesse receber partidas internacionais. No entanto, o local conta com algo bem particular: a estátua de uma raposa.
Acontece que na região, é bem comum encontrar-se várias espécies de raposas. E na reinauguração do estádio, há quase dez anos, uma eleição foi feita na cidade de Calama (onde se localiza o estádio) para que pudesse ser escolhido o novo batismo. Então, a população optou por homenagear os “zorros”, animais que são símbolos da região do Atacama e são muito parecidos com raposas. Uma das estátuas no Estádio representa uma raposa em posição de “guarda”, como se protegesse o local.
Pequeno, estádio que vai receber o São Paulo já foi palco de jogo de seleção
A capacidade do Zorros del Desierto é de apenas 12 mil torcedores. Entretanto, o estádio é bem organizado, já que conta com cadeiras em todos os quatro lances de arquibancadas. Mesmo sendo localizado no deserto, que sofre com as grandes variações de temperaturas, o local já foi palco de partida internacional.
Em janeiro de 2022, Chile e Argentina se enfrentaram em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo daquele mesmo ano. Jogando em casa, os chilenos não conseguiram ser superiores aos argentinos, que não contaram com Lionel Messi, poupado naquela ocasião. O jogo terminou com o placar de 2×1 para a Argentina, com gols de Di María e Lautaro Martínez. Ben Brereton Díaz descontou para os donos da casa.