Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva aprovou, no início desta semana, uma nova lei que estabelece 19 de novembro como o Dia do Rei Pelé. A data comemorativa homenageará o maior jogador da história do futebol brasileiro e mundial.
Um detalhe interessante é que, ao invés de escolher a data do nascimento de Pelé, 23 de outubro, ou a data da sua morte, 29 de dezembro, os autores do texto decidiram celebrar a trajetória de Pelé no futebol no dia em que o Rei alcançou o seu milésimo gol.
O feito aconteceu, por óbvio, em 19 de novembro de 1969. Naquele dia, Pelé marcou o milésimo gol na carreira aos 29 anos, em uma cobrança de pênalti na vitória do Santos sobre o Vasco, por 2 a 1. O palco foi o Maracanã.
Lual sanciona Lei e cria o Dia do Rei Pelé
O gol histórico causou uma explosão de alegria no estádio, levando dezenas de torcedores a invadirem o campo para celebrar o “Rei”, carregando-o nos ombros. A partida foi interrompida por vários minutos, e Pelé dedicou seu gol “às crianças pobres do Brasil”.
Pelé, o Rei do Futebol, faleceu no final de 2022, aos 82 anos, devido a um câncer. Sua morte gerou uma onda de homenagens ao redor do mundo, celebrando sua contribuição inigualável ao esporte.
Ainda em tempo, nunca custa lembrar que Pelé é o único jogador da história a ter levantado o troféu da Copa do Mundo em três oportunidades, algo que dificilmente será batido. A primeira taça veio em 1958, na Suécia, quando Pelé tinha apenas 17 anos e teve papel primordial para ajudar a Seleção Brasileira a conquistar o título pela primeira vez na história.